Projeto de ambientação de apartamento em Recife. Primeira fase: Cozinha.
Como o apartamento foi comprado na planta, a proprietária antecipou-se em fazer o mobiliário, sem contar com as possíveis alterações do projeto original. Nem sempre podemos contar com as plantas que são entregues pelas construtoras, por isso fez-se necessário um levantamento no local. Constatou-se que a cozinha continha bastante alterações. O mais gritante foi um pilar que passou a sacar 15cm pra dentro da cozinha, modificando grande parte do projeto pensado anteriormente. Além de muitos centímetros que desapareceram.
Fig.01: Vista superior em planta |
Apesar de tudo, a área da cozinha era suficiente, então não houve problemas. A proprietária fez questão de grandes armários e uma mesa no ambiente.
Acima da bancada da pia, foi projetado um armário, com portas de correr e prateleiras. Este, possui duas profundidades diferentes, 30cm em cima da pia por questões ergonômicas e 45cm na parte que recebe o microondas. Abaixo da bancada um armário com portas de correr, suspenso 15cm do chão.
Para disfarçar o pilar que saca 15cm, foi projetado um painel em MDF com laminado semelhante a madeira, dando também a impressão de pé direito maior devido a verticalidade. Junto ao painel e apoiado no chão encontra-se um móvel com 4 gavetas, que também recebeu uma placa de granito, dando continuidade a bancada.
Também foi pensando um móvel lateral para preencher o espaço ocioso ao lado do fogão de 4 bocas.
Fig. 02: Vista frontal |
Uma mesa retrátil foi colocada na parede posterior, juntamente com 2 prateleiras em vidro. Acima, encontram-se armários.
Para a área de serviço foi pensando um móvel fechado para guardar os materiais de limpeza, inclusive com altura suficiente para as vassouras, suspenso 15cm do chão.
Fig.03: Vista posterior |
Fig.04: Perspectiva |
Fig.05: Perspectiva |
Fig.06: Perspectiva |