sábado, 21 de julho de 2012

Quarto para Mãe e Filha

Projeto elaborado em maio de 2012 para reforma de um quarto que abriga mãe e filha na cidade de João Pessoa. 
Fig.01: Planta Baixa
O guarda-roupa principal (móvel 02) tem 2.45m de comprimento com 55cm de profundidade, possui 8 gavetas, calceiro, prateleiras e maleiro com 58cm de altura, numa altura total de 2.55m. Os fechamentos laterais e de fundo do guarda-roupa são na cor mogno*, e todas as portas são na cor branco, sendo que as portas de 1.80m de altura possuem uma marcação central feita com laminado na cor mogno*, contrastando com o todo. A porta central deste guarda-roupa possui um espelho com largura de 40cm e altura de 1.80m.Todas as portas de giro possuem puxadores em aço, sendo os puxadores das portas do maleiro com altura de 19cm, e as das portas mais altas com altura de 40cm. O guarda-roupa principal foi complementado com um pequeno maleiro de altura 35cm, comprimento de 75cm e profundidade de 55cm e com duas portas de giro na cor branco e puxadores de aço.O guarda-roupa foi posto a uma altura de 10cm do chão, com uma base metálica de 15mm que deve servir para que a madeira não entre em contato direto com o chão. Esta base foi proposta para todos os móveis de madeira que entram em contato direto com o chão.


Fig.02: Vista 01
Fig.03: Vista 01 interna

Na parede em que se encontra a janela do quarto, foi proposta uma bancada em MDF para computador, com altura de 75 cm, 247cm de comprimento e tampo de 5cm de altura. A bancada deve ser engastada na parede e apoiada lateralmente com um elemento de espessura 5cm e que se encontra dimensionado no projeto. Abaixo da bancada encontra-se um armário de 142cm de comprimento, 50cm de profundidade e 70cm de altura, com duas portas de correr na cor branco e dois perfil em aço para movimentar as portas. Este móvel também se encontra a 10cm do chão e com base metálica. Acima da bancada foi proposto 3 prateleiras em vidro engastadas na parede, que devem seguir as dimensões que se encontram no detalhamento do projeto.

Fig.04: Vista 02
Fig. 05: Detalhe bancada

Um segundo guarda-roupa de duas portas foi implantado no projeto. Este, possui também 8 gavetas, do mesmo tamanho das do guarda-roupa principal, e maleiro. Junto com este, será instalada uma estante suspensa na cor urucum*, com prateleiras e dimensões a serem seguidas conforme o projeto.

Fig.06: Vista 03
Fig.07: Vista 03 interna

Junto às camas, especificamente nas cabeceiras, será instalado um painel em MDF na cor mogno*, com altura de 80cm e comprimento de 3.00m, sendo a espessura de 4cm. Entre as camas também há um móvel de cabeceira com altura de 60cm conforme o projeto. 


Fig.08: Detalhe mesa de cabeceira
Fig.09: Perspectiva 01

Fig.10: Perspectiva 02
Fig.11: Perspectiva 03

Fig.12: Perspectiva 04

Fig.13: Perspectiva 05





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reforma Cozinha/Área de serviço

Este projeto foi feito no ano de 2011 para a realização de uma reforma nos ambientes da Cozinha/Área de Serviço de um apartamento de 55m² na cidade de João Pessoa. A área total dos dois ambientes é 6,20m², distribuídos em 4.3m de comprimento por 1.45m de largura. Normalmente esta cozinha/área de serviço seria vista como um ambiente muito pequeno, mas na verdade não é. 
Altualmente estamos convivendo com espaços cada vez menores, apartamentos com dimensionamentos mínimos, a arquitetura da funcionalidade/qualidade cedeu a vez para a arquitetura da exigência, da necessidade. Tudo depende também da forma como se organiza este espaço, do layout, dos móveis que serão utilizados, é aí que aparece a figura do arquiteto pra facilitar a sua vida. =]
Na hora de comprar móveis deve-se prestar bastante atenção no tamanho do ambiente e nas medidas do móvel que irá ocupá-lo. Cuidado pra não comprar algo lindo pro quarto e depois o móvel não passar da sala.
___

A cozinha

O apartamento passou por uma reforma para mudança da entrada da cozinha. Esta, era diretamente ligada a entrada principal, sua abertura foi tranferida para a sala. A falta de proporcionalidade da abertura de entrada da cozinha acabou comprometendo uma das paredes, além de deixar o ambiente totalmente exposto. 
Figura 01:  Entrada da cozinha.
A altura da pia se encontra inadequada, possuindo apenas 75cm de altura, quando deveria ter em torno de 85cm.  Na verdade, a altura das bancadas de pia devem se adequar a altura dos usuários, para pessoas mais altas, bancadas mais altas. 

Figura 02: Pia da cozinha

O armário da cozinha se encontra na parede de maior comprimento, do lado oposto aos móveis, estrangulando ainda mais a largura da cozinha. Quando encontramos cozinhas em linhas retas e estreitas, o mais adequado é concentrar os móveis e equipamentos apenas em um dos lados, assim conseguimos ter uma circulação livre do lado oposto.

Figura 03: Área de serviço
 O projeto

Para um melhor aproveitamento da área da cozinha o vão da entrada principal foi diminuído para 80cm, e sua parede foi deslocada 40cm em direção a sala para que fosse possível a colocação de um armário. Os demais móveis permaneceram em apenas um lado da parede longitudinal, livrando assim a circulação. Os cobogós em concreto que fechavam a cozinha para o exterior foram substituídos por uma janela de correr. E uma bancada em granito que pertencia a área de serviço foi demolida.

Figura 04: Planta baixa de reforma




                               
                             Figura 05: Perspectiva frontal




                                       
                             Figura 06: Perspectiva lateral
Figura 07: Perspectiva
Figura 08: Perspectiva




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conjunto Habitacional São Domingos


Hoje encontrei um trabalho da faculdade da cadeira Projeto V, que foi cursada por mim no 8º período. Este foi um dos projetos que mais gostei de fazer, principalmente pelo nível de dificuldade.

Conjunto Habitacional São Domingos


MEMORIAL DESCRITIVO (resumido)
A comunidade São Domingos encontra-se no Bairro do Altiplano, área nobre da cidade de João Pessoa, Paraíba.
Percebendo a necessidade de estrutura no local, foi proposto para a disciplina de Projeto V, no Curso de Arquitetura e Urbanisno da Universidade Federal da Paraíba, a elaboração de um projeto de Conjunto habitacional, para acomodar uma parcela de moradores da área da Comunidade São Domingos.
Para a elaboração do projeto tínhamos um terreno com 58m de profundidade e 250m de comprimento.


O PROJETO
Foi proposto um bloco de edifício, onde este aparece geminado com outro de planta idêntica. Este bloco de dois edifícios geminados aparece implantado de duas formas diferentes, formando os Blocos A e B.

O Bloco é composto por pilotis mais 3 pavimentos. Cada Bloco geminado possui em seu pavimento seis apartamentos de diferentes tamanhos, formando assim 18 apartamentos por bloco geminado.

No total o conjunto proposto abrigou  6 Blocos de apartamentos geminados, formando assim uma quantidade de 108 unidades habitacionais.

HABITAÇÕES- Bloco A e Bloco B

Planta baixa do 1º e 3º pavimento do Bloco A

Planta baixa do 2º pavimento do Bloco A

Os edifícios possuem apartamentos de 3, 2 e 1 quartos, plantas diferenciadas e sobrepostas.

As unidades foram propostas utilizando um módulo de 1.20m x1.20m. Em um trecho foi utilizado o meio módulo de 0.60m

O primeiro e último pavimento são plantas idênticas, diferenciando do segundo pavimento dos blocos. Esta sobreposição de pavimentos diferentes gera reentrâncias e saliências que deixam as fachadas mais espontâneas.

                                                              Fachada Norte Bloco A

                                                               Fachada Leste Bloco A
  
Fachada Sul Bloco A 

                                                               Fachada Oeste Bloco A

  A  IMPLANTAÇÃO

Devido a declividade do terreno de 10m, foram feitos recortes em pontos estratégicos em 5 alturas diferentes.

Implantação do Conjunto Habitacional São Domingos 

 Fachada Lateral 1

 Fachada Lateral 2







sábado, 28 de janeiro de 2012

Primeiro projeto de mobiliário

Primeiro projeto de mobiliário, feito em março de 2009 para um escritório de contabilidade em João Pessoa.
As clientes necessitavam de um móvel para duas pessoas que pudesse ter apoio para as impressoras e armários na parte posterior e um segundo móvel para uma pessoa. O primeiro móvel foi projetado para que as duas ocupantes  pudessem compartilhar os mesmos equipamentos e preservar seus lugares individualizados.

Projeto de mobiliário - 1° móvel em perspectiva. João Pessoa, março de 2009.

 
Projeto de mobiliário - 1° móvel em vista frontal. João Pessoa, março de 2009.


O segundo móvel deveria comportar uma pessoa e um ármario conjugado. Os dois móveis foram propostos em MDF e apresentam marcações horizontais, que são frisos em aço polido fazendo também a ligação entre eles.


Projeto de mobiliário - 2° móvel em perspectiva. João Pessoa, março de 2009.

Projeto de mobiliário - 2° móvel em vista frontal. João Pessoa, março de 2009.



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bem vindos!!!

Praça do Palácio da Justiça. Brasília-DF, maio de 2010.

Boa noite!

Sejam bem-vindos ao universo incrível da arquitetura, a arquitetura que se mostra nas mais diversas faces e lugares.

Estejam convidados a conhecer seus interiores e exteriores, e fiquem a vontade!

=]