Este projeto foi feito no ano de 2011 para a realização de uma reforma nos ambientes da Cozinha/Área de Serviço de um apartamento de 55m² na cidade de João Pessoa. A área total dos dois ambientes é 6,20m², distribuídos em 4.3m de comprimento por 1.45m de largura. Normalmente esta cozinha/área de serviço seria vista como um ambiente muito pequeno, mas na verdade não é.
Altualmente estamos convivendo com espaços cada vez menores, apartamentos com dimensionamentos mínimos, a arquitetura da funcionalidade/qualidade cedeu a vez para a arquitetura da exigência, da necessidade. Tudo depende também da forma como se organiza este espaço, do layout, dos móveis que serão utilizados, é aí que aparece a figura do arquiteto pra facilitar a sua vida. =]
Na hora de comprar móveis deve-se prestar bastante atenção no tamanho do ambiente e nas medidas do móvel que irá ocupá-lo. Cuidado pra não comprar algo lindo pro quarto e depois o móvel não passar da sala.
___
A cozinha
O apartamento passou por uma reforma para mudança da entrada da cozinha. Esta, era diretamente ligada a entrada principal, sua abertura foi tranferida para a sala. A falta de proporcionalidade da abertura de entrada da cozinha acabou comprometendo uma das paredes, além de deixar o ambiente totalmente exposto.
Figura 01: Entrada da cozinha. |
A altura da pia se encontra inadequada, possuindo apenas 75cm de altura, quando deveria ter em torno de 85cm. Na verdade, a altura das bancadas de pia devem se adequar a altura dos usuários, para pessoas mais altas, bancadas mais altas.
Figura 02: Pia da cozinha |
O armário da cozinha se encontra na parede de maior comprimento, do lado oposto aos móveis, estrangulando ainda mais a largura da cozinha. Quando encontramos cozinhas em linhas retas e estreitas, o mais adequado é concentrar os móveis e equipamentos apenas em um dos lados, assim conseguimos ter uma circulação livre do lado oposto.
Figura 03: Área de serviço |
O projeto
Para um melhor aproveitamento da área da cozinha o vão da entrada principal foi diminuído para 80cm, e sua parede foi deslocada 40cm em direção a sala para que fosse possível a colocação de um armário. Os demais móveis permaneceram em apenas um lado da parede longitudinal, livrando assim a circulação. Os cobogós em concreto que fechavam a cozinha para o exterior foram substituídos por uma janela de correr. E uma bancada em granito que pertencia a área de serviço foi demolida.
Figura 04: Planta baixa de reforma
|
Ola Arquiteta Sabrinny, passando para prestigiar o excelente blog e seu respectivo serviço, realmente a tendencia é melhorar a cada dia mais. Você está de Parabéns.
ResponderExcluirAbraços,
Paz em Cristo,
Atenciosamente, Diego Rodrigues Silva.